quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO - ARTIGO DE MINHA AUTORIA

A LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS

RESUMO: A busca pela autonomia científica da linguística aplicada (LA) tem sido discutida há anos pelos profissionais da área, cuja resistência pode ser detectada como consequência de seu percurso histórico. Neste sentido, este trabalho visa destacar alguns fatores responsáveis pela origem e desenvolvimento da LA, evidenciando as condições que propiciaram seu surgimento no cenário linguístico e seu esforço na busca pela autonomia.

Palavras-chave: Linguística, Língua, Interação.

ABSTRACT:
The search for scientific autonomy of applied linguistics (AL) have been debated for years by professionals whose resistance can be detected as a result of its history. Thus, this work aims to highlight some factores responsible for the origin and development of applied linguistics, demostratring the conditions that resulted in its emergence linguistic landscape and its effort in the search for autonomy.

Key Words: Linguistic, Language, Interaction.

Perspectiva histórica do termo “Linguística Aplicada”
Para iniciarmos a caminhada pelos caminhos da linguística aplicada 2(LA) precisamos descobrir que ciência é esta, qual a relação que ela mantém com a linguística e qual o seu objetivo maior.
Para Bernadete Abaurre (2005), a linguística é um campo de estudos muito amplo, que toma por objeto de estudo, de investigação, os mais variados aspectos associados às questões da linguagem. Para José Luiz Fiorin (2005), a linguística seria o estudo dos componentes estruturadores da linguagem: a fonologia, a morfologia, a síntaxe e a semântica. Para Geraldi (2005), é uma ciência, uma prática social como qualquer outra que produz saberes organizados ou organiza saberes.

1Eliene Souza Oliveira – Graduada em Letras, Pós-Graduada em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário