NOTAS SOBRE ORALIDADE, ESCRITA E APRENDIZAGEM ESCOLAR
PETRONI, Maria Rosa1
A aquisição da linguagem escrita é um processo que tem início com o processo de alfabetização/letramento, prolonga-se pela adolescência e, em muitos casos, para além dela. Para que se possa afirmar que o aluno adquiriu/aperfeiçoou sua competência discursiva, ele deve ser capaz de produzir, com a maior autonomia possível, textos/discursos coesos, coerentes e adequados às situações comunicativas em que se encontra.
Segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2009), no Brasil ainda há 492 mil crianças na faixa entre 10 e 14 anos que não conseguem redigir bilhetes simples. Somando-se a elas o contingente de jovens acima de 15 anos e adultos não escolarizados, a taxa atinge 14,2 milhões de analfabetos. Dentre os analfabetos funcionais – aqueles que, mesmo tendo sido alfabetizados, não conseguem fazer uso da leitura, da escrita e das operações matemáticas para enfrentar diferentes demandas sociais, usando essas habilidades para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida – o índice é de 30 milhões de pessoas.

Este blog foi criado com o objetivo de contribuir, com a metodologia para o trabalho com os objetos de ensino de Língua Portuguesa, partindo de atividades que envolvam o uso da língua, como produção e compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos/ textuais,seguidas de atividades de reflexão sobre a língua e a linguagem a fim de aprimorar as possibilidades de uso.
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